O REI DINOSSAURO

por Beatriz Saldanha

 A ficção científica, diferente do horror, geralmente é um gênero cerebral. De todas as suas fases, nenhuma foi tão ingênua quanto a dos anos 50. A prática da exploração de temas em evidência revelou-se bastante conveniente para os estúdios de filmes de baixo orçamento, aqueles menos importantes, feitos para manter os espectadores na sala antes da atração principal. Aqui no Fantaspoa estes filmes merecem destaque, e até um bate-papo com especialistas no assunto.

Apesar das metáforas bélicas e políticas (ainda que maniqueístas), é difícil encontrar algum valor (além da importância histórica) em O Rei Dinossauro. Uma história simplória narrada com ingenuidade para platéias pouco exigentes. Nos primeiros dez minutos (o filme tem apenas 60, em sua totalidade), somos bombardeados com imagens de arquivo que tentam nos convencer de como a ciência é desenrolada. Em seguida, uma caricata equipe de cientistas, composta por dois casais (porque, mesmo cientista, mulher tem que estar formando casal), é enviada a um planeta recém-descoberto, encarregada de estudá-lo. Ao chegar a seu destino, uma das pesquisadoras desenvolve uma obsessão em saber o que há em uma determinada ilha, e lá a equipe é exposta aos perigos de monstros alienígenas.

Em certos momentos, as cientistas são retratadas como mulheres emancipadas, mas o instinto de seus colegas falam mais alto: as moças são arrastadas, empurradas, subjugadas… Mas não são apenas os espécimes humanos femininos. Se alguém se sacrificou pela ficção científica dos anos 50, foram os animais: iguanas, salamandras, jacarés… Uma grande variedade de répteis e anfíbios molestados em prol deste cinema politicamente incorreto (seria isto mais uma vantagem?), hoje alvo de tanta curiosidade e interesse.

Após uma sessão repleta de risos pertinentes por parte da platéia, Marcelo Severo, especialista em ficção científica, encerrou o programa com comentários não menos divertidos acerca do filme visto, bem como de outras produções da época.

Published in: on julho 10, 2009 at 4:29 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://fantaspoa.wordpress.com/2009/07/10/o-rei-dinossauro/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: